domingo, 23 de janeiro de 2022

Uma década depois

Os anos passam, os devaneios permanecem...
O chuveiro não é suficiente, o calmante não acalma, os olhos não se fixam na TV...
Mais de dez anos depois o problema é o mesmo: pouco HD mental e muitos pensamentos para armazenar!
Não sou tão fã do Jota Quest, mas é incrível como eles sempre conseguem traduzir em palavras o que eu não consigo expressar de jeito nenhum.
"São pensamentos soltos
Traduzidos em palavras
Pra que você possa entender
O que eu também não entendo"
É bem isso... Pra que você entenda o que eu também não entendo, entendeu?
Claro que não, se nem eu tô entendendo, imagina você...
Um telescópio no jardim; você mira pra cima querendo enxergar além do que os olhos vêem, mas é tudo escuridão.
Você olha ao seu lado, sente as reações, mas não entende as causas. Elas estão lá há muito tempo, mas você não as viveu.
Sua empatia não consegue ir muito além de onde você consegue imaginar (com base no imenso quebra cabeça que você tentou montar ao longo do tempo).
Você tenta não se mexer, mas sem querer (DEFINITIVAMENTE SEM QUERER) pisa na granada. Era da segunda guerra, estava embaixo da terra. Prédios, casas, rua e avenidas foram construídas em cima dela, mas ela continuava enterrada ali, com seu poder destrutivo intacto, apenas adormecido... O asfalto cedou e "boom"!
Peço desculpas com frequência, mas talvez conte nos dedos de uma mão quantas vezes pedi perdão. Forço a memória e nem consigo lembrar quando (e se) isso aconteceu... Sabe aquele pedido do fundo da alma, com o coração abalado...
Novamente o Jota Quest sopra em meus ouvidos...
"Um dia feliz
Às vezes é muito raro
Falar é complicado
Quero uma canção
Fácil, extremamente fácil
Pra você, e eu e todo mundo cantar junto"
Falar é (BEM) complicado, ou melhor, se fazer compreender corretamente é complicado!
Falar você até fala facilmente, fazer com que o outro entenda é que é difícil, muito difícil...
Dizem que uma pessoa é na verdade 3: A que ela acha que é, a que os outros acham que ela é e a que ela verdadeiramente é!
O mesmo vale para as palavras. O que eu digo é uma coisa, o que os outros entendem é outra coisa. E é aí que linha vira nó!
E desfazer nó é tarefa que leva tempo e exige paciência. É pra quem ama e realmente quer muito.
Num mundo de imediatismos, onde se compram novos rolos de linha com frete grátis e entrega turbo a um celular de distância, sentar para desfazer nós soa um pouco cansativo. E nessas horas eu penso nas antigas tecelãs, quantos nós não não devem ter sido desfeitos na produção de um único gorrinho? Agora imagina ao longo dos relacionamentos duradouros, nas amizades de longas datas...
Uma vez ouvi de um idoso "Sou da época na qual se consertavam as coisas e não simplesmente se jogava fora e comprava outra".
E eu? Eu sou de que época?
Eu sou da época que conserta-se o que vale a pena e substitui-se o que não tem qualidade!
E eu vejo qualidade! Enxergo a madeira maciça debaixo das várias camadas ruins de tinta. Sabe quando você quer dar uma disfarçada e dá uma demãozinha de tinta?! E aí dá mais uma e depois outra e quando você olha nem o jacarandá se reconhece mais. Vira o jacarandá com síndome de MDF, ou pior, MDP!
E assim a gente vai vivendo...
E assim o tempo vai passando...
E assim a gente vai desperdiçando os dias, as pessoas, a vida, ...
"Eu quero ficar só, mas comigo só eu não consigo
Eu quero ficar junto, mas sozinho só não é possível
É preciso amar direito, um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro pra fora (...)
Então seguirei meu coração ate o fim pra saber se é amor
Magoarei mesmo assim mesmo sem querer pra saber se é amor
Eu estarei mais feliz mesmo morrendo de dor
Pra saber se é amor, se é amor"

Porque

"Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos para trás Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor, melhores na dor
Melhores em tudo"

Ao Jota Quest agradeço o empréstimo das palavras e a sua recetinha azul o meu futuro sono tranquilo...
E a você de 47 eu dedico essa enxurrada de pensamentos que, apesar de terem aberto a caixa de Pandora, trouxeram de volta a esperança no fundo dela escondida... Os 28 nunca existiram, os 31 ficaram no passado e eu sigo focada nos 48 que estão por vir...

"Mas tudo que acontece na vida
Tem um momento e um destino
Viver é uma arte, é um ofício
Só que precisa cuidado
Prá perceber
Que olhar só prá dentro
É o maior desperdício
O teu amor pode estar
Do seu lado..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário