sábado, 9 de janeiro de 2010

SUBA NO PALCO!


Subi no palco novamente!

Ontem recebi um comentário divertido. Só o apaguei porque a pessoa não deixou o nome e, assim sendo, desconsidero. Afinal, quem não assina embaixo do que diz, não merece subir no palco, definitivamente vai viver no anonimato. Mas, para matar a curiosidade, explico que dizia algo em relação as minha citações de terceiros e o "fantástico mundo fantasioso de Camilinha Saavedra", a qual, segundo o ser anônimo, tem que ficar atenta a idade.

Então vamos lá...

Tenho 30 e adoro ter 30. Terei 31 e adorarei ter 31... e assim sucessivamente. Meu maior ídolo? Walt Disney. Morreu novo, aos 65 anos, e para muitos era tido apenas como um louco sonhador. Para mim ele não só construiu um império como possibilitou milhares de pessoas a voltarem à infância. Quer saber? Acho ótimo! Trabalho, estudo, tenho obrigações chatas e formais como todos os seres humanos que não são encostados. Logo, quando escrevo em um diário virtual, me dou ao direito de falar qualquer coisa, citar qualquer um, mencionar história geral ou pronunciar escabrosidades fantasiosas. Como o título já diz, aqui é o meu lugar (O CREA não me acionará ou me multará por isso!). Se me preocupo se alguém vai ler este espaço e tirar alguma conclusão (seja ela boa ou má) a meu respeito? Não! Aqui não preciso vestir terninho, subir no salto ou ser obrigada a viver 24h maquiada. Aqui não vivo em sociedade, não devo satisfação ou formalidades a ninguém. Aqui posso passar o dia todo de pijama, usar calcinha bege, deixar livros espalhados pelo chão, assistir desenho animado, escutar som nas alturas... Aqui não tem Lei do Silêncio, contas a pagar, clientes, governo ou lanterninha de cinema (A propósito, essa profissão ainda existe?).

Todo ser humano estravasa de algum jeito. Uns lutam boxe, outros correm, alguns bebem, meia dúzia come chocolate... Eu escrevo. E o melhor: escrevo qualquer coisa! Escrevo sem normas. Não me exigem ABNT e capa dura escrita em dourado! Se é fantasioso? Se não condiz com uma balzaquiana? Se alguém vai me julgar? Sinceramente? Nem penso nisso. Essas palavras não pertencem a nenhuma carta comercial, não começam com "Prezados Senhores", não precisam agregar nada a ninguém... Não sei, mas de repente acho que ainda pode ter alguém com dúvidas em relação ao nome da página - "Devaneios da Camilinha". Na Wikipedia, bastante criticada pelos mestres por ser escrita por internautas e, por consequência, nada culta, o significado de devaneio é fantasia, quimera. Assim sendo, mesmo sem regras e obrigações, não estou sendo incoerente com a proposta do blog. Diariamente escrevo fantasias, devaneios, ilusões... Acho que a idéia é essa, não?!

Quanto as citações que escrevo, acho bárbaro e não me importo se são escritas por grandes filósofos, magníficos escritores ou se vieram do porteiro do prédio da frente. Para mim o que vale é refletir a respeito de algo que EU penso que, ao menos naquele instante, fazia jús. Inclusive cito a fonte (http://www.citador.pt/). É fácil de usar. Dá para pesquisar por autores e/ou temas. (No meu caso prefiro por temas, mas fiquem a vontade para decidir, cada um sabe o que é melhor para si, correto?).

Então Caros Leitores, reafirmo: Se quiser passar por aqui, já fiquem avisados... Você não achará a cotação do dólar, o índice de mortalidade nos países pobres da África, política, religião, o derretimento das calotas polares, botânica, arqueologia e afins... Não encontrará um porteiro impecavelmente arrumado, música ambiente, tapete persa, estantes de livros catalogadas por uma bibliotecária e uma moça que fale baixo e devagar servindo cafezinho, água gelada e biscoitos sem gordura trans. Se sua vontade é esta, acho melhor ir a uma biblioteca pública ou uma universidade (Quem sabe Harvard?), pesquisar no Google ou fazer uma assinatura de jornal. Vai por mim, funciona melhor! Aqui o máximo que você vai encontrar é uma Camilinha devaneando em cima de um palco! ;)

PS: Camilinha indica: "Se você pode sonhar, pode fazer!" Escrito pelos Imagineers da Walt Disney - Ed. Panda Books
PS2: Não sei se pega mal uma "mocinha" de 30 anos se atirar numa panela de brigadeiro (afinal é doce de criança, né?), mas tenham certeza, EU VOU!
PS3: Minha meta de vida é chegar aos 100 ainda criança e sem fazer uso de botox! Será que eu consigo???


"Só a fantasia permanece sempre jovem; o que nunca aconteceu nunca envelhece."
(Friedrich Schiller - Dramaturgo alemão)

Um comentário:

  1. Amigaaaaa,

    Sou suspeita para falar de ti, em função da admiração que tenho por vossa pessoa. Sempre escrevendo de forma correta, com textos engraçados e espontâneos.

    Hj, prestes a entrar no time das balzacas me sinto muito mais jovem que aos 15, e muito mais liberta que aos 20! Comungo com você o desejo de envelhecer sadiamente, com a cabeça boa e, se possível, com a criança dentro de mim ainda viva e atuante.

    Quanto ao palhaço covarde, não liga não... tem muito mené no mundo...

    beijocas e saudades!

    ResponderExcluir